Grupo de Apoio À Adoção em Uberaba

QUERO ADOTAR, POR ONDE EU COMEÇO?

Sabemos que muita gente nutre o sonho de construir ou ampliar sua família por meio da adoção, mas não tem ideia do que fazer em primeiro lugar, o que acaba adiando ou mesmo minando esse projeto.

Pois o que a grande maioria das pessoas não sabe é que o primeiro passo é bem simples, e consiste no processo de habilitação para a adoção, o qual é iniciado diretamente pelos pretendentes e dispensa inclusive a assistência de advogado.

De posse dos documentos abaixo relacionados, os pretendentes devem se dirigir at√© a Vara da Inf√Ęncia e Juventude (em Uberaba/MG, no Novo F√≥rum, localizado na Av. Maranh√£o), e preencher formul√°rio padr√£o:

1. Cópia autenticada de certidão de nascimento, casamento ou declaração de união estável;

2. Cópia de carteira de identidade e CPF;

3. Comprovante de renda e domicílio;

4. Atestado médico de sanidade física e mental;

5. Certidão de antecedentes criminais da Justiça Estadual;

6. Certidão negativa de distribuição cível da Justiça Estadual.

adotarBtForm

Assim, será iniciado o processo de habilitação, no decorrer do qual haverá entrevista com as profissionais da equipe psicossocial do Judiciário (Psicóloga e Assistente Social) e, estando tudo conforme, será determinada a sua inclusão em uma das turmas do curso preparatório, o qual é uma exigência legal.

Em Uberaba, o curso foi pensado por profissionais de diversas √°reas, os quais comp√Ķem o GIPA (Grupo Interinstitucional Pr√≥-Ado√ß√£o) e √© realizado em 8 encontros vivenciais de car√°ter n√£o avaliativo, os quais ocorrem em datas prefixadas, quinzenalmente.

Finalizado o curso, cumpridos os requisitos e de posse do certificado de conclus√£o, o processo de habilita√ß√£o √© encerrado por decis√£o judicial e, a partir de ent√£o, os pretendentes passam a integrar a ‚Äúfila‚ÄĚ, estando aptos a receber contato das equipes psicossociais.

Mas o primeiro passo mesmo é preparar o coração, pois é lá que o seu filho será gerado!

bannerReunioes

COMENT√ĀRIOS

27 respostas para “QUERO ADOTAR, POR ONDE EU COME√áO?”

  1. welington de oliveira souza disse:

    √Č comum ficar na fila de espera de ado√ß√£o por 6 anos?

    • graau disse:

      Bom dia, Wellington!
      Não é comum, mas pode acontecer, em razão do perfil escolhido.
      Sugiro que voc√™ procure a Vara da Inf√Ęncia e Juventude da sua cidade (√© Uberaba?) para saber com a equipe t√©cnica se est√° tudo OK com a sua habilita√ß√£o.
      Caso queira conversar sobre o caso, entre em contato pelo e-mail adoçao@hotmail.com.
      Abraço,
      Equipe GRAAU

  2. Andrezza Vaz disse:

    Bom dia!
    Sou solteira e já tenho uma filha, posso adotar, caso esteja tudo OK com as exigências?
    Obrigada.

    • graau disse:

      Ola Andrezza!
      Pose sim.. Ser solteira é já ter uma filha não te impedem de se habilitar não!!
      Pode procurar a Vara da Inf√Ęncia para dar entrada na habilita√ß√£o sim!!
      Abraço!

  3. MAR√ćLIA DA GL√ďRIA ANDRADE disse:

    Sou solteira, tenho quase 48 anos, trabalho, tenho casa própria financiada pela Caixa e não tenho filhos. Há pouco mais de um ano passei a viver maritalmente com meu namorado (agora meu namorido), queremos um filho e não consigo engravidar. Ele é divorciado e teve um filho que já é adulto, casado, o qual também será pai. E uma filha, de 8 anos, de outro relacionamento. Tenho pelo menos o início de um perfil para adoção?

  4. Angelica disse:

    Boa noite!
    A algum tempo eu e meu esposo descobrimos que aos olhos humanos n√£o podemos gerar um filho !
    Ent√£o a alguns dias estamos pensando na possibilidade de adotarmos!
    Me oriente por favor!
    Desde já agradeço.

    • admin disse:

      Olá Angélica!
      O passo a passo para se habilitar √© esse que est√° descrito aqui na p√°gina, inclusive podendo ser baixado o formul√°rio que dever√° ser preenchido e protocolado na Vara da Inf√Ęncia, juntamente com os documentos listados.
      Qual √© especificamente a sua d√ļvida?
      Conte conosco para o que precisar!
      Abraço!
      Equipe GRAAU

  5. giselle disse:

    Ol√°, boa noite.
    Tenho 03 filhos, e nosso sonho em completar a família com uma menina.
    Como j√° passei por 03 ces√°rias, partos complicados, de risco, ficamos com medo de tentar novamente.
    Queríamos muito uma menina.
    Nesse caso de já termos filhos, a preferência para quem não tem é maior?
    Mesmo se eu optar por uma criança que não seja recém nascida, acima de 03 anos?

    • admin disse:

      Ol√° Giselle!
      Todos os pretendentes √† ado√ß√£o, tendo ou n√£o outros filhos, passam pelas mesmas fases de habilita√ß√£o e, uma vez habilitados, n√£o h√° nenhuma prefer√™ncia para quem tenha ou n√£o filhos! Nas comarcas, a fila segue rigorosamente a ordem cronol√≥gica de habilita√ß√£o e no Cadastro Nacional a busca que se faz √© por perfis compat√≠veis entre si. Crian√ßas acima de 3 anos (especialmente se a fam√≠lia n√£o fizer escolhas no que se refere a cor de pele e mesmo a quest√Ķes de sa√ļde) s√£o mais frequentes dentre aquelas dispon√≠veis para a ado√ß√£o, o que acaba abreviando um pouco a espera.
      Voc√™ √© de Uberaba? Venha nos conhecer! Participe das nossas reuni√Ķes! Ser√° um prazer!
      Abraço!
      Equipe GRAAU

  6. Morgana disse:

    Boa noite,
    eu e meu marido estamos conversando muito sobre ado√ß√£o, mas ainda temos muitas duvidas e medos. Gostar√≠amos de participar das reuni√Ķes antes de entrar com o cadastro. √Č poss√≠vel?

    • admin disse:

      Claro, Morgana!

      As reuni√Ķes s√£o abertas ao p√ļblico! N√£o precisa nem mesmo confirmar presen√ßa antes de ir! A pr√≥xima vai acontecer dia 05/11! Podem se programar para estarem conosco e conversamos mais tranquilos sobre as d√ļvidas que voc√™s queiram esclarecer!

      Abraço!

  7. WARLLEN RODRIGUES disse:

    Tenho uniao estavel com outro homem, sou empresario e tenho uma agencia de viagens e sociedade da sorveteria e tenho casa propria eu posso adotar,

    • admin disse:

      Ol√° Warllen!
      Nenhuma dessas caracter√≠sticas que voc√™ colocou te impedem de se habilitar para a ado√ß√£o! Procure a Vara da Inf√Ęncia e d√™ entrada na habilita√ß√£o! Aqui no site voc√™ encontra todos os documentos necess√°rios, bem como o formul√°rio padr√£o que dever√° ser preenchido!

      Precisando de algo, estamos à disposição!

      Atenciosamente,

      Equipe GRAAU

  8. Jessica disse:

    Boa tarde. Eu gostaria de ir em uma reuni√£o para tirar as d√ļvidas. Qual ser√° a pr√≥xima?

    • admin disse:

      Jessica,
      Na aba reuni√Ķes mensais tem o nosso calend√°rio anual.. a reuni√£o de abril deve sofrer altera√ß√£o de data para 08/04, mas divulgaremos aqui! Obrigada!

  9. lais disse:

    Quero adotar uma menina. Tem alguma dificuldade, para a criança, se ela for negra sendo que toda a minha família é muito clara?

    • admin disse:

      Ol√° La√≠s!!! N√£o h√° dificuldade alguma! Crian√ßas se viram muito bem com ado√ß√Ķes interraciais… os adultos s√£o os que precisam estar prontos para eventuais situa√ß√Ķes desconfort√°veis que venham a viver!

  10. CRISTIANE DE OLIVEIRA disse:

    Meu nome é Cristiane ,eu moro na cidade de Itapagipe MG,tem três filhos as duas mais velhas são casadas e meu mais novo tem quatorze anos e já tenho duas netas e um neto , mais a nossa felicidade não esta completa. Meu esposo e eu queremos ter uma filha de coração ,já fui ao FORUM e arrumei todos os documentos que necessita para habilitar . Sei que muitas crianças precisa de um lar ,mais quero adotar uma de 13 a 15 anos , e amar dar carinho ,educação uma familia ,que aguarda ansiosamente a sua chegada. Peso a DEUS todos dias que a Senhora Juíza vê meu processo de adoção.

    • admin disse:

      Cristiane, entre em contato conosco pelo email adocao@hotmail.com e nos passe a situação atual do seu processo de habilitação.. adolescentes nessa faixa etária que vocês desejam estão sempre à espera de uma família!
      Abraços
      Equipe GRAAU

  11. Muito bom o conteudo do seu site. Parabéns

  12. ANDR√Č disse:

    Boa noite! Sou servidor p√ļblico,gay e solteiro meu sonho √© ser pai, gostaria muito de adotar uma crian√ßa daquelas que fazem parte da ado√ß√£o tardia das de 14 √° 16 anos,teria como eu consegui adotar ?

    • admin disse:

      Olá André!
      Voc√™ precisa se habilitar, passar pelo procedimento normal (vai na aba “Quero adotar, por onde eu come√ßo?”, que est√° tudo explicadinho!
      O perfil do filho será definido ao final do processo de habilitação!
      Qualquer d√ļvida, estamos √† disposi√ß√£o!

  13. Lucieny Almohalha disse:

    Bom dia,
    Gostaria de adotar grupo de crianças irmãs (2) em idades de até 3 ou 4 anos, existe alguma exigência diferente?

    Já estamos com quase todos os formulários organizados e falta o curso de 8 encontros. Vocês já tem as próximas datas? Seria somente para 2018?

    Abraços e obrigada
    Lucieny

    • admin disse:

      Lucieny, boa tarde!
      Voc√™ deu entrada no Forum? √Č por l√°, depois de analisada a documenta√ß√£o, que s√£o feitas as entrevistas com assistente social e psic√≥loga, e, ap√≥s, h√° a convoca√ß√£o para participa√ß√£o das oficinas preparat√≥rias, que agora s√£o de 9 encontros.
      As turmas acontecem sempre no primeiro e no segundo semestre, iniciando em fevereiro/março a primeira e agosto/setembro a segunda.
      Qualquer d√ļvida, estamos √† disposi√ß√£o!
      E enquanto aguarda, que tal participar conosco das nossas reuni√Ķes mensais? A pr√≥xima acontecer√° dia 02 de dezembro!
      Abraço,
      Equipe GRAAU

  14. Chris Paiva leite disse:

    Boa noite! Gostaria de participar de uma reunião para confirmar o que meu coração me pede tanto! Quando será a próxima em uberaba?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *