Grupo de Apoio À Adoção em Uberaba

QUERO ADOTAR, POR ONDE EU COMEÇO?

4 de novembro de 2014

Sabemos que muita gente nutre o sonho de construir ou ampliar sua família por meio da adoção, mas não tem ideia do que fazer em primeiro lugar, o que acaba adiando ou mesmo minando esse projeto.

Pois o que a grande maioria das pessoas não sabe é que o primeiro passo é bem simples, e consiste no processo de habilitação para a adoção, o qual é iniciado diretamente pelos pretendentes e dispensa inclusive a assistência de advogado.

De posse dos documentos abaixo relacionados, e ap√≥s preenchido eletronicamente o pr√©-cadastro no site do Sistema Nacional de Justi√ßa (CLIQUE AQUI)¬† os pretendentes devem se dirigir at√© a Vara da Inf√Ęncia e Juventude (em Uberaba/MG, no F√≥rum, localizado na Av. Maranh√£o):

1. Cópia autenticada de certidão de nascimento, casamento ou declaração de união estável;

2. Cópia de carteira de identidade e CPF;

3. Comprovante de renda e domicílio;

4. Atestado médico de sanidade física e mental;

5. Certidão de antecedentes criminais da Justiça Estadual;

6. Certidão negativa de distribuição cível da Justiça Estadual.

Assim, será iniciado o processo de habilitação, no decorrer do qual haverá entrevista com as profissionais da equipe psicossocial do Judiciário (Psicóloga e Assistente Social) e, estando tudo conforme, será determinada a sua inclusão em uma das turmas do curso preparatório, o qual é uma exigência legal.

Em Uberaba, o curso foi pensado por profissionais de diversas √°reas, os quais comp√Ķem o GIPA (Grupo Interinstitucional Pr√≥-Ado√ß√£o) e √© realizado em 9 encontros vivenciais de car√°ter n√£o avaliativo, os quais ocorrem em datas prefixadas, normalmente a cada 15 dias.

Finalizado o curso, cumpridos os requisitos e de posse do certificado de conclus√£o, o processo de habilita√ß√£o √© encerrado por decis√£o judicial e, a partir de ent√£o, os pretendentes passam a integrar a ‚Äúfila‚ÄĚ, estando aptos a receber contato das equipes psicossociais.

Mas o primeiro passo mesmo é preparar o coração, pois é lá que o seu filho será gerado!

bannerReunioes