Grupo de Apoio À Adoção em Uberaba

Sobre o GRAAU

O¬†Grupo de Apoio √† Ado√ß√£o em Uberaba (GRAAU) foi criado em 2007, a partir do incentivo dado por Psic√≥logas e Assistentes Sociais da Vara da Inf√Ęncia e Juventude (VIJ) aos pais e pretendentes √† Ado√ß√£o cadastrados na comarca.

Slide6

A iniciativa das técnicas do Judiciário, focada no interesse das crianças e adolescentes institucionalizados, se somou à demanda dos pais e pretendentes à Adoção, que necessitavam de amparo na orientação e preparação para a vivência adotiva.

Dessa jun√ß√£o de interesses, surgiu o GRAAU, cuja sigla remete ao m√≠tico c√°lice sagrado, o “Santo Graal”, tido como fonte de vida.

E vida √© o que est√° na ess√™ncia do grupo, que trata a Ado√ß√£o como ‚Äúnovo destino para uma vida‚ÄĚ e como ‚Äúnova vida para uma fam√≠lia‚ÄĚ. As duas abordagens envolvem o que se tem de mais avan√ßado sobre Ado√ß√£o: a busca da satisfa√ß√£o dos interesses das crian√ßas e adolescentes, em primeiro lugar, ao lado da prepara√ß√£o dos adultos, sejam eles pretendentes, pais adotivos ou profissionais da √°rea.

Assim, o GRAAU busca não apenas fomentar a moderna cultura da Adoção, mas também propor e viabilizar práticas e políticas que atendam às necessidades de crianças e adolescentes institucionalizados. Dentre tais necessidades está a de propiciar celeridade ao processo jurídico-psicossocial pelo qual passam as crianças e adolescentes institucionalizados, a fim de que retornem rapidamente ao seio familiar, com segurança, ou que sejam encaminhados à família substituta, devidamente avaliada e continuamente qualificada.

Sempre apoiado pelo Minist√©rio P√ļblico e pela Vara da Inf√Ęncia e Juventude, o GRAAU desenvolve trabalho volunt√°rio e sem fins lucrativos, como a promo√ß√£o de debates, semin√°rios e eventos com temas pertinentes √† Ado√ß√£o.

Em 2010, O GRAAU, que j√° vinha buscando nas universidades o interc√Ęmbio de conhecimento cient√≠fico sobre Ado√ß√£o, atendeu ao chamado do Minist√©rio P√ļblico para participar da funda√ß√£o do Grupo Interdisciplinar Pr√≥-Ado√ß√£o (GIPA), em companhia da Vara da Inf√Ęncia e Juventude, da Universidade Federal do Tri√Ęngulo Mineiro (UFTM) e da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Inicialmente, o GRAAU contribuiu agregando conhecimento empírico e técnico à formatação do curso preparatório para a Adoção, exigência da Lei 12.010/2009.

Reuni√£o foto

Além de participar dos vários projetos do GIPA, em sua maioria voltados para a pré-adoção, o GRAAU desenvolve projetos que trabalham tanto a preparação para a Adoção, quanto o pós-adotivo.

Mensalmente, o grupo organiza encontros destinados √† troca de experi√™ncias sobre Ado√ß√£o. Abertos ao p√ļblico, eles s√£o realizados na sede da Associa√ß√£o dos Funcion√°rios da Pol√≠cia Federal (AFPF), √† rua Delegado Ag√≠lio Monteiro, 15 ‚Äď Parque do Mirante ‚Äď Uberaba/MG.

Mapa AFPF

 

COMENT√ĀRIOS

2 respostas para “Sobre o GRAAU”

  1. Andreza Machado Borges disse:

    Queria informa√ß√Ķes sobre os grupos de ado√ß√£o e pr√© ado√ß√£o.

    • admin disse:

      Ol√° Andreza!

      Vou te mandar mais detalhes por e-mail! Mas basicamente, o GRAAU funciona com a realiza√ß√£o de reuni√Ķes mensais, normalmente ao primeiro s√°bado de cada m√™s.
      Essas reuni√Ķes s√£o abertas ao p√ļblico e nela recebemos todos aqueles que estejam de alguma forma envolvidos com a ado√ß√£o, em qualquer que seja o est√°gio.

      Na nossa p√°gina “reuni√Ķes mensais” temos as datas de todas as reuni√Ķes, endere√ßo e mapa para chegar.

      Venha participar conosco! será um prazer recebê-la!

      Abraço!

      Equipe GRAAU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *