QUERO ADOTAR, POR ONDE EU COMEÇO?

Sabemos que muita gente nutre o sonho de construir ou ampliar sua famÃlia por meio da adoção, mas não tem ideia do que fazer em primeiro lugar, o que acaba adiando ou mesmo minando esse projeto.
Pois o que a grande maioria das pessoas não sabe é que o primeiro passo é bem simples, e consiste no processo de habilitação para a adoção, o qual é iniciado diretamente pelos pretendentes e dispensa inclusive a assistência de advogado.
De posse dos documentos abaixo relacionados, e após preenchido eletronicamente o pré-cadastro no site do Sistema Nacional de Justiça (CLIQUE AQUI) os pretendentes devem se dirigir até a Vara da Infância e Juventude (em Uberaba/MG, no Fórum, localizado na Av. Maranhão):
1. Cópia autenticada de certidão de nascimento, casamento ou declaração de união estável;
2. Cópia de carteira de identidade e CPF;
3. Comprovante de renda e domicÃlio;
4. Atestado médico de sanidade fÃsica e mental;
5. Certidão de antecedentes criminais da Justiça Estadual;
6. Certidão negativa de distribuição cÃvel da Justiça Estadual.
Assim, será iniciado o processo de habilitação, no decorrer do qual haverá entrevista com as profissionais da equipe psicossocial do Judiciário (Psicóloga e Assistente Social) e, estando tudo conforme, será determinada a sua inclusão em uma das turmas do curso preparatório, o qual é uma exigência legal.
Em Uberaba, o curso foi pensado por profissionais de diversas áreas, os quais compõem o GIPA (Grupo Interinstitucional Pró-Adoção) e é realizado em 9 encontros vivenciais de caráter não avaliativo, os quais ocorrem em datas prefixadas, normalmente a cada 15 dias.
Finalizado o curso, cumpridos os requisitos e de posse do certificado de conclusão, o processo de habilitação é encerrado por decisão judicial e, a partir de então, os pretendentes passam a integrar a “filaâ€, estando aptos a receber contato das equipes psicossociais.
Mas o primeiro passo mesmo é preparar o coração, pois é lá que o seu filho será gerado!