Grupo de Apoio À Adoção em Uberaba

Sobre o GRAAU

4 de novembro de 2014

O Grupo de Apoio à Adoção em Uberaba (GRAAU) foi criado em 2007, a partir do incentivo dado por Psicólogas e Assistentes Sociais da Vara da Infância e Juventude (VIJ) aos pais e pretendentes à Adoção cadastrados na comarca.

Slide6

A iniciativa das técnicas do Judiciário, focada no interesse das crianças e adolescentes institucionalizados, se somou à demanda dos pais e pretendentes à Adoção, que necessitavam de amparo na orientação e preparação para a vivência adotiva.

Dessa junção de interesses, surgiu o GRAAU, cuja sigla remete ao mítico cálice sagrado, o “Santo Graal”, tido como fonte de vida.

E vida é o que está na essência do grupo, que trata a Adoção como “novo destino para uma vida” e como “nova vida para uma família”. As duas abordagens envolvem o que se tem de mais avançado sobre Adoção: a busca da satisfação dos interesses das crianças e adolescentes, em primeiro lugar, ao lado da preparação dos adultos, sejam eles pretendentes, pais adotivos ou profissionais da área.

Assim, o GRAAU busca não apenas fomentar a moderna cultura da Adoção, mas também propor e viabilizar práticas e políticas que atendam às necessidades de crianças e adolescentes institucionalizados. Dentre tais necessidades está a de propiciar celeridade ao processo jurídico-psicossocial pelo qual passam as crianças e adolescentes institucionalizados, a fim de que retornem rapidamente ao seio familiar, com segurança, ou que sejam encaminhados à família substituta, devidamente avaliada e continuamente qualificada.

Sempre apoiado pelo Ministério Público e pela Vara da Infância e Juventude, o GRAAU desenvolve trabalho voluntário e sem fins lucrativos, como a promoção de debates, seminários e eventos com temas pertinentes à Adoção.

Em 2010, O GRAAU, que já vinha buscando nas universidades o intercâmbio de conhecimento científico sobre Adoção, atendeu ao chamado do Ministério Público para participar da fundação do Grupo Interdisciplinar Pró-Adoção (GIPA), em companhia da Vara da Infância e Juventude, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Inicialmente, o GRAAU contribuiu agregando conhecimento empírico e técnico à formatação do curso preparatório para a Adoção, exigência da Lei 12.010/2009.

Reunião foto

Além de participar dos vários projetos do GIPA, em sua maioria voltados para a pré-adoção, o GRAAU desenvolve projetos que trabalham tanto a preparação para a Adoção, quanto o pós-adotivo.

Mensalmente, o grupo organiza encontros destinados à troca de experiências sobre Adoção, em dois grupos distintos: um específico para famílias que já estão com seus filhos e outro, aberto ao público em geral.

Na aba REUNIÕES deixamos todas as datas e informações sobre os encontros! Todos são Muito bem vindos!