Grupo de Apoio À Adoção em Uberaba

APADRINHAMENTO AFETIVO

14 de julho de 2016

queroAdotar

Em novembro de 2015 foi lançado em Uberaba o Programa de Apadrinhamento Afetivo, como forma de se oferecer a crianças e adolescentes que se encontram nas instituições de acolhimento a possibilidade que tenham convivência familiar e comunitária. Faz parte do apadrinhamento a realização de viagens, comemoração de datas festivas, acompanhamento escolar, auxílio e suporte emocional, entre outras diversas atividades.

Pode ser padrinho afetivo qualquer pessoa maior de 21 (vinte e um) anos, sendo necessário o cadastramento.

Depois de estar em vigor por seis anos, o Programa de Apadrinhamento Afetivo foi revisado e relançado em Uberaba em um formato pensado para dar mais dinâmica ao procedimento como um todo.

ESTOU INTERESSADO EM APADRINHAR, ONDE DEVO IR?

Lar da Caridade, GRAAU ou unidades do serviço de acolhimento.

Nesses locais estará disponível a ficha de cadastro e serão indicados os documentos necessários.

Após, será realizado um encontro para entrega dos documentos e alinhamento de interesses.

FEITO ISSO, O QUE ACONTECE?

O passo seguinte é a realização de entrevistas com os potenciais padrinhos e madrinhas que, posteriormente, serão inseridos em oficinas preparatórias, no Lar da Caridade, presencialmente ou on-line, a depender do momento em que ocorrerem.

Serão feitas também visitas domiciliares aos padrinhos e madrinhas, a fim de melhor conhecer sua dinâmica familiar e, assim, trabalhar da melhor forma possível o apadrinhamento.

E AÍ? 

Aí é chegada a hora tão esperada! A de conhecer o afilhado na instituição de acolhimento e dar início à convivência.

O primeiro encontro é sempre acompanhado por técnico da instituição e profissional do Lar da Caridade e, após esse primeiro contato, são pensados os seguintes, primeiramente ainda na instituição e, após, em ambientes externos.

Após, são programados passeios e atividades por meio da elaboração de um Plano de Convivência do Apadrinhamento Afetivo, o qual é feito conjuntamente pelos padrinhos, equipe gestora do Programa e equipe da instituição de acolhimento.

E AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES? ESTÃO PRONTOS PARA O APADRINHAMENTO?

Eles também são preparados para ingressarem no Programa, por profissionais da equipe gestora em conjunto com técnicos da instituição de acolhimento onde vivem.

Tudo é feito de forma individualizada, com acompanhamento bem de pertinho, para que os efeitos do apadrinhamento sejam o mais positivo possíveis para as crianças e adolescentes.

MAS AFINAL, QUEM SÃO ESSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE PODEM SER APADRINHADOS NA NOSSA CIDADE?

Para serem inseridos no Programa de Apadrinhamento Afetivo, crianças e adolescentes acolhidos em Uberaba deverão ter tido os vínculos rompidos com a família biológica e apresentarem chances remotas de colocação em família adotiva.

Para isso, é necessário que a equipe técnica da Vara da Infância já tenha trabalhado na busca por pretendentes à adoção, sem sucesso.

Vale lembrar que o Apadrinhamento Afetivo não se confunde com a Adoção e nem é um passaporte para a mesma! Se o desejo for de adotar uma criança ou adolescente, os passos a serem seguidos estão descritos AQUI!

Venha você também viver esse amor! Venha ser padrinho/madrinha afetivo(a)!!!

bannerReunioes